segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pra quem está acima do peso

Você já ouviu falar em leptina? Não, pois saiba que ela talvez possa ser a maior vilã da sua dieta!
A leptina é um hormônio produzido pelo tecido gorduroso. E é o hormônio mais traiçoeiro de que eu já escutei falar!
Funciona mais ou menos assim:
Leptina alta em pessoas magras: aumenta o metabolismo e queima tudo e mais um pouco do que a pessoa comeu.
Leptina alta em pessoas gordas: abaixa o metabolismo e armazena tudo e mais um pouco do que você pensou em comer.
Prtanto, é a leptina que faz quem é magro comer um boi e não engordar e quem é gordo passar fome e não emagrecer. E sabe aquela coisa de fazer dieta, tomar remédio, e daí a pouco engordar tudo de novo? Também há fortes indícios de que a leptina seja a culpada!
É por isso que a leptina vem sendo chamada de hormônio da obesidade.
Semana passada chegou o meu resultado para a taxa de leptina no sangue: só o triplo do valor normal! (E eu ainda me matando numa dieta...) O normal é entre 11 e 17, a minha estava 37.
Você deve estar pensando: Se já descobriu, toma alguma coisa, abaixa o nível da ordinária e emagrece! Não é tão simples assim. Ainda não existe remédio pra isso.
Única opção: virar atleta! Me matar em exercícios físicos. (Ai, cansa só de pensar... )
Então, se você está acima do peso, consulte seu médico sobre a leptina. Vai que, como eu, você também é uma vítima desse hormônio cruel?!
Beijos

4 comentários:

Priscila Oliveira disse...

Ai que horror amiga, é capaz de a minha tbm estar alta, pois tá tão difícil emagrecer,rsrs!
Bjs...

Maris disse...

Ai, Sandra, será que eu tb tenho essa taxa de leptina alta???? Pq vivo em guerra com a balança, uma tristeza!!!!

Nalu disse...

Nossa, Sandra. Tenho hipotiroidismo e, nos últimos tempos, engordei muito! Agora, estou fazendo tratamento com uma endocrino nova, mas ela não comentou nada comigo desta tal de Leptina. Vou pedir um exame!
Bjs

Hazel Evangelista disse...

Até aposto que também devo ter essa vilã em níveis muito altos, pois seria capaz de comer um javali, um boi e um búfalo e não engordo de forma nenhuma.

A única excepção foi quando estive grávida. Olha, amiga, o que eu andei vaidosa nesses 9 meses... virei a gorducha mais orgulhosa do mundo.
Mas depois... puf. Voltei a ficar magrinha. Não tem jeito, até já fiz as pazes com isso. Fazer o quê?
A culpa é da leptina!
(agora já tenho a quem culpar! kakakaka)