domingo, 7 de fevereiro de 2010

PAP de Ponto Caseado, por Nathalia

Enviado por Nathalia, do Um sonho de casa

Depois de muitas tentativas (algumas frustadas, é verdade), acho que consegui fazer um caseado decente. Ainda não é uma perfeição, mas com bastante treino eu chego lá. Tentei fazer um PAP beeeem detalhadinho, quase um stop-motion, porque é muito difícil explicar o ponto com palavras. Ia ficar assim: enfia a agulha da direira para a esquerda, passa por baixo, volta por cima... Confusão total! Então, vamos ao passo-a-passo? Clica que aumenta!



Se você for prender dois pedaços de tecido com o ponto caseado, não esqueça de colocar um alfinete para prendê-los, porque senão eles vão "andando", e acabam desalinhando.



No primeiro ponto, a linha deve entrar na face oposta do feltro alinhada com o nó. Tente traçar um eixo imaginário entre os dois pedaços de tecido. Essa passada de agulha por dentro do primeiro ponto (figura 7) é só para ele não ficar tortinho. Tente fazer um sem passar a agulha por dentro e você vai entender o que estou falando.



A cada pontinho, puxe com firmeza (e não com força!) a linha.



A agulha volta passando dentro da laçada. Depois de alguns pontos a gente pega a lógica do negócio.



O bonito do caseado é deixar todos os pontos do mesmo tamanho e com a mesma distância entre eles.





Para finalizar: insira a agulha praticamente no mesmo buraquinho do ponto anterior (figura 23), passe a agulha por dentro do laço (figura 25) e dê um nó (figura 27).



Eu dei um nó duplo (nem sei se é assim, mas achei um nózinho só muito fraco). Depois é só esconder o que sobrou (figura 31).

E... Tcharam! E aí, amigas arteiras? Acertei? Se estiver errado podem falar que eu atualizo as fotos do jeito certo, viu? A idéa é realmente dar uma explicação fácil para todo mundo, porque o que tem de gente por aí que não sabe finalizar caseado... não é brincadeira. E eu achei que fosse a única...

14 comentários:

Aline disse...

Gente do céu! tava doida pra aprender a fazer isso! muit obrigada de verdade pela dica! Adorei o blog tb!
Bjos mil!!!

dollystar disse...

Sandra obrigada pelo convite da promoção
bjs, boa semana

Cin disse...

Opa!!! Promocao! Aee!!! Vou escrever o meu!!!

Obrigada pela passadinha no meu blog. Ele comecou assim, sem pretensao alguma, somente com o intuito de guardar coisas que eu amo. Mas admito que estou adorando faze-lo!

bjs

Nathalia disse...

Ai Sandra, quanta honra!!! Meu PAP abrindo os trabalhos aqui! Tô torcendo muuuuuuuuito para ganhar!!! Beijoca!

Andressa disse...

Que legal essa idéia da promoção, gostei muito! Vou fazer o PAP de um chinelinho que aprendi a fazer e amanhã eu coloco o link aqui.
Gostei dos dois PAPs que colocou até agora (móveis e ponto caseado)to comentando nesse porque admiro muito o blog da Nathalia e, se eu não ganhar, quero que ela ganhe!!! srsrsr

Bjus!

Soraia Melo disse...

Oi Sandra tudo bem? vim agradescer a visita no meu cantinho, obrigada!! Adorei a ideia da sua promocao, bem criativa, além de ajudar em muito nos os novatos no artesanato!!!
Adorei o pap da Nathalia, muito bem explicadinho, parabéns para ela tb.
Ja estou seguindo seu blog e levando o link do seu blog comigo, pra nao perder nada!!!
Espero receber sua visita mais vezes, adoro fazer novos amigos, principalmente no inverno que esta aqui em Chicago...rs
beijos
Soraia Melo

Maria Laura Martins disse...

Já fiz alguns trabalhos com ponto caseado, e adorei seu Pap... mas será que você tem alguma dica pra quando a linha acaba no meio do trabalho e temos que recomeçar???
A minha emenda nunca fica legal...

Anônimo disse...

Olá!
Adorei o tutorial. Estarei disponilizando ele em meu blog, (link e creditos a vc claro). Um abraço, parabéns pelo blog.
Visite-me!
Abraços,
Day.

Anônimo disse...

Opa, obrigada pela dica, darei crédito as duas então, afinal de contas foi aqui que fiquei sabendo dele e achei teu blog muito bacana.
Um abraço, obrigada pela visita.
-Day

Deboratan disse...

olá nathalia, achei muito bom o seu pap pois já estava querendo fazer um bem explicadinho tb, pois é importante aprender tanto como começa como termina tb, o arremate, né...
então, aproveito para te pedir a gentileza de me dizer, pois estou elaborando meu blogger agora, como vc fez pra q a frase no topo do seu blog saísse do lado da imagem q vc escolheu... e se vc sabe como as pessoas onde tem essas figuras na net pra enfeitar blogs, tipo de costura, de bordado, vc sabe? agradeço desde já sua atenção e me coloco a disposição para qq coisa q precisar. se quiser, dê uma olhadinha no meu blog, ok? bj debora.

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa! faço artesanatos com feltro e utilizo outro ponto, que na verdade inventei por não saber esse q vc PERFEITAMENTE ensinou aqui. Eu sempre quis fazer esse ponto, pq tem detalhes q ficam melhor com esse acabamento. Estou muito grata por aprendê-lo contigo! Muito obrigada! (Débora Lino - LINOTOY)

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse...

Oi Sandra, vim agradecer pelas palavras lá no blog. Obgada por me mostrar que não estou só, que "3" meninos em casa "acabam" mesmo com a gente! rsrsrsr =]
Olha, aprendi a fazer o caseado por esse mesmo pap a um tempo atrás, mto bem explicadinho, né?
Valeu por divulgar!
Bjão =]

Alice Martelo disse...

Oi! Obrigada pelo PAP.
Está muito bem explicado.
Beijinhos
Maria
http://mimosdemae.blogspot.pt

JOSE ROBERTO disse...

Adorei muito satisfeita, bem explicado..bjs