sexta-feira, 16 de julho de 2010

Feston - esclarecendo dúvidas

Depois de perceber que 5232 pessoas não conheciam ou não sabiam como era feito o feston (ok, 5230 foram por minha conta), vai uma breve explicação sobre o que eu fiz no lençol aí embaixo.
O feston é um ponto de acabamento para a beirada do tecido. Eu faço à máquina, mas sei que exitem pessoas, muitíssimo mais habilidosas que eu, que conseguem fazer à mão.
Infelizmente nem adiantaria fazer um PAP, porque ele segue o mesmo esquema do ponto rechillieu: risca, passa a costura sobre o risco e depois vem fazendo o bordado cobrindo o barbantinho (fio urso). Primeiro com dois barbantes grossos, depois, ao lado, com um fino. Só depois do bordado pronto é que a gente recorta a sobra do tecido, além das voltinhas.
Requer prática mesmo. E alguma paciência até conseguir controlar o bastidor e a velocidade da máquina.
Ah, nem adianta se empolgar com a sua moderna máquina de costura pra isso! Pra fazer esse tipo de bordado só naquelas pretinhas antigas (que só tem costura reta) e o ponto tem outra regulagem também. E é chato de achar a regulagem certa, então se você quer bordar e costurar acaba tendo que, como eu, ter duas máquinas.
Espero não ter decepcionado vocês, que já podiam estar pensando em fazer também. Agora, se você tiver paciência pra fazer à mão corre e me conta!
Beijos

3 comentários:

Nathalia disse...

Ai Sandra, que notícia triste... achei tão lindo!

Beijo!

Tauana disse...

Oie Sandra, adorei seu blog, já virei seguidora. Obrigada pelo carinho lá no País, volte sempre. Bjokas!!!

Vero Kraemer disse...

Sandra, obrigada pelo carinho lá no blog, adoro muito!!!
Beijosssssssssssss e uma linda semana pra ti
Vero