terça-feira, 3 de maio de 2011

Dieta Coletiva: Os benefícios da castanha




Eu adoro castanha de caju e sempre tenho em casa. Recebo castanhas frescas, que vem do Rio Grande do Norte e são muito mais gostosas que estas que a gente encontra nos supermercados.
O maior consumidor da casa é o meu filho mais velho e o motivo é óbvio: ele não engorda por nada!
Mas todos os dias como o meu punhadinho. E não bastassem ser deliciosas, ainda fazem muito bem para a nossa saúde. Dá só uma conferida:


Os benefícios:
 - Possui grande concentração de aminoácidos essenciais, que estimulam o aumento dos níveis de HDL, ou seja, o bom colesterol, assim como estimula a redução LDL que é o colesterol ruim.
Entre os aminoácidos,, destaca-se o argimino, que se converte em óxido nítrico, alargando as artérias e diminuindo a pressão sangüínea, evitando ataques cardíacos.
- São ricas em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução do açúcar no sangue atuando no combate ao envelhecimento celular, e auxiliando no emagrecimento, por ativar o metabolismo e promover aceleração da queima de gorduras.
- É rica em fibras e proteínas, contém Magnésio, Ferro, Potássio, Zinco e Selênio que entre outros benefícios é um ativador cerebral auxiliando na memória e contribuindo nos processos de combate à doenças cardiovasculares.
- É rica em óleos e também possui uma grande concentração de vitaminas, agregando saúde ao organismo, no entanto, apesar de ser um alimento nutritivo, é indicado para consumo moderado por ser altamente calórico.
- Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, pois é rica em fitoquímicos e fitoesteróis, e produção da enzima glutationa peroxidase.
- Ajuda o organismo assimilar melhor o cálcio.
 Como usar
No café da manhã:
Misture amêndoas, nozes ou castanhas trituradas no iogurte ou cereal.

Nos lanches:
Elas são excelentes para comer entre as refeições. Para não exagerar, separe em um potinho ou saquinho pequeno a quantidade permitida e coma durante o dia.

Nas refeições:
Adicione as castanhas raladas ou em lascas em saladas, farofas, arroz e sopas. Além de nutrientes, os pratos ganham sabor e textura.

Como aperitivo:
Desse jeito você já conhece. Pistache, amêndoa, amendoim e castanha do Pará e castanha de caju, vão bem com praticamente tudo.

Cuidado para, de grão em grão, não exagerar na quantidade!
Fontes: aquiaqui, aqui e aqui.

Fica a dica!
Beijos

3 comentários:

Sonia Facion disse...

Hummmmmmm....são gostosas sim, mas hehehe...tem que ter cuidado, né para não comer demais!!!

bjks

Sonia

Patrícia Gomes disse...

Ei, frô, não quer dividir esse carregamento comigo não??? kkkkk
Brincadeiras à parte, eu tb amo castanha de caju, mas tenho que me policiar, porque se deixar, devoro tudo numa sentada. ;oD

Xerinhos
Paty

Rose Oliveira disse...

Oi Sandra!
Adoro castanhas de caju, nossa!
Essas da foto estão tentadoras, rs...gostei do post,
beijinhos e ótimo dia!