segunda-feira, 18 de março de 2013

Como aproveitar o espaço em apartamentos pequenos - banheiros

Olá meninas!
As coisas começam a voltar ao normal por aqui, o básico já está no lugar e é hora de começar a planejar os "arremates" da mudança: Cortinas, internet, instalação das TVs dos quartos dos meninos... são as adaptações que toda nova casa exige.
Todos os finais de semana eu tenho um compromisso: ligar para tia Lena. Ela é minha tia, madrinha, comadre (o que é bom a gente repete!), amiga e confidente. São ligações longas, a gente nunca se cansa de falar, seja do que for. E essa semana o assunto foi o apartamento dela. É uma ap pequeno e ela sempre busca formas de aproveitá-lo ao máximo. E como hoje muita gente tem problema com a falta de espaço, resolvi postar algumas das ideias que nós tivemos e que podem servir para ajudar você, ainda que more em uma casa um pouco maior. Afinal, aproveitar espaço nunca é demais!
O alvo principal da nossa "conspiração" foram os banheiros, aquele lugar pouco e mal explorado e que pode se tornar verdadeiro tesouro na hora de garimpar espaço.

Uma das melhores coisas que podemos ter em um banheiro é um armário! E não falo só desses armários sob a pia não, falo de um móvel mesmo. No caso do banheiro da tia Lena, que é antigo, pensamos em utilizar o espaço antes ocupado por um bidê. Apesar de estreito, um móvel ali serviria para abrigar todas as toalhas de banho da casa, além de reserva de papel higiênico e produtos de higiene pessoal.

Eu gosto muito da frente de vidro, mas isso só serve se você se dispuser a manter tudo impecável. Se você for do tipo bagunceira, pode optar por um espelho. Eu não acho legal o armário sem portas, porque eu sou chata mesmo. Vou ficar pensando na contaminação na hora que der descarga, na poeira acumulada... Neuroses à parte, nada impede que você deixe sem portas também.


O fato é que levando as toalhas para o banheiro, além da praticidade, você abre um espaço extra no guarda-roupa. Aposto que esse espaço está te fazendo falta!

Já no banheiro da suíte dela, que é micro, só caberiam prateleiras. E aí ninguém pode ter a desculpa da falta de espaço, porque qualquer cantinho serve!

Tem aquelas coisas que você dá uma voltinha, passa naquela loja de produtos baratos pertinho da sua casa mesmo, e volta com a solução pra casa.


1, 2 e 3: Aproveitar o lugar de pendurar a toalha. São poções para todos os gostos, até pro ap alugado, que você não pode fazer nenhum furo - na foto 3 o organizador foi pendurado na luminária (só não pode exagerar no peso).
4 - Prateleiras na lateral do espelho: Nada mais simples e prático que isso!
5 e 6: Pequenos armários que podem ficar ao lado da pia, sobre o vaso, ou em qualquer cantinho que o seu banheiro permitir.

E tem aquelas opções pra quem está disposto a fazer algo mais decorativo - amo! - e que vale contratar um bom profissional.
Um nicho com fundo colorido. É o tipo de coisa que alegra qualquer ambiente. Não é nada caro e dá um mega efeito. Outra coisa bacana aqui é o prolongamento da bancada (de vidro - amplia o espaço!), que funciona como prateleira sobre o vaso. (D.Neura manda avisar que portinhas também cairiam bem aí, hehe)

Tudo isso pode parecer pouco, mas pense que cada coisa que você colocar nessas prateleiras será menos uma coisa no espaço onde estava antes. Então, uma pinça pendurada no imã dentro do armário pode ter mais valor do que parece. Num apartamento pequeno cada centímetro vale ouro e pode ser, se bem explorado, a diferença entre viver num espaço confortável ou em um ovo.
Espero que alguma dica tenha sido válida para você.
Beijos!

Fonte das imagens: 12, 3, 4,

2 comentários:

Tami Fonseca Sousa disse...

Meu banheiro é minúsculo...meu sonho ter um armário nele.
Adorei as inspirações.
Bjinhus ;)

Josy Santos disse...

Estou tentando personalizar o meu banheiro para que ele fique mais aconchegante. Vez ou outra compro uma coisinha para decorá-lo. Mas ainda falta para ele ficar como eu quero. Amei as dicas, vou usar algumas..

Beijos,
Josy Santos
http://muraldajosy.blogspot.com.br