quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lentes de contato


Foto: Vila Equilíbrio
 Eu uso, adoro e não abro mão. E milhões de pessoas também. Mas será que todo mundo sabe os cuidados que deve ter?
Se você, como eu, já usa a anos e acha que cuida bem da sua lente, termine de ler este post e me diga, sinceramente, se faz tudo direitinho.
Então, vamos ao que se deve fazer:
- Lentes são mais baratas que óculos na hora da compra, mas ao longo do ano ficam mais caras, por causa dos produtos de manutenção. Eu tenho os dois e uso óculos para assistir televisão à noite, ou nos dias que durmo pouco, porque os olhos ficam mais sensíveis.
- Sempre que for manusear suas lentes de contato suas mãos devem estar rigorosamente limpas. Qualquer sujeira pode contaminar ou danificar sua lente, o que quer dizer: perigo para sua visão e prejuízo para o seu bolso. Atenção: não use sabonete hidratante nessa hora! Sua lente não precisa, e não pode, ser hidratada com sabonete!
- Lave as lentes com os produtos indicados pelo seu oftalmologista. E nada de miséria aqui. A solução do estojo é pra ser trocada diariamente e a lente deve ser lavada antes de colocar e depois de retirar dos olhos.

- O estojo também deve ser lavado diariamente e fervido uma vez por semana. E trocado no máximo a cada 3 meses.
- Vai se maquear? Retire as lentes. Só recoloque depois que o make estiver pronto. Lentes de contato também não combinam com cremes, sabonete, shampoo e produtos em aerosol.
- Ir para a sauna ou dar um mergulho usando lentes é muito bom para uma coisa: ficar sem elas. Porque elas vão simplesmente "saltar" dos seus olhos.
- Sempre tampe o ralo da pia quando for manusear as lentes. E não pense que não acontece, porque elas caem no ralo...
- Verifique com seu oftalmologista sobre a necessidade de um colírio lubrificante para uso diário. Lentes ressecam seus olhos, o que pode causar lesão na córnea. E posso garantir que não é uma experiência agradável.
- Caso entre um cisco no seu olho, remova a lente, lave o olho, lave a lente e só então a recoloque. nada de ficar esfregando o olho!
- Observe a data de validade das lentes. Isso é importantíssimo. Lente para 30 dias é para 30 dias. lente para 1 ano é para 1 ano. Nada de achar que se ela parece perfeita aos seus olhos está perfeita. Você tem problemas de visão, certo?

E agora, ainda acha que faz tudo certo?

Pois atire sobre mim a primeira pedra quem nunca usou aquele desodorante aerosol, ou achou que a lente ajuda muito na hora de se maquiar...
E sobre deixar a lente cair no ralo... A minha está novinha!

3 comentários:

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Olá!

Olha, eu uso lentes desde os 15 anos (tenho 29) e tive problemas uma única vez, quando "peguei" um fungo nas lentes por manipular jornal - o papel jornal tem muitos fungos, me disse o oftalmo.

Tomo a maioria destes cuidados. Prezo muito minha saúde dos olhos. Não posso fazer a cirurgia corretiva pois tenho a córnea muito fina e a cirurgia poderia me deixar cega.

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Sandra, já usei lentes, mas desisti, achei que davam muito trabalho, na verdade dão mesmo!
Mas comecei a usar as descartáveis, porém, não estou me adaptando, não consigo passar o dia todo com ela...será que é por ser descartável?
Estou pensando em tentar uma de uso prolongado, porque óculos...ninguem merece, principalmente quando a gente quer se maquear, de óculos...não rola...
Sei lá, vou ver...
Adorei o post, muito informativo.
Bjus

decorefeliz.blogspot.com

Leticia disse...

Menina
Faço tudo errado... uso lentes desde os 15 anos e é uma loucura... não consigo fazer a cirurgia por conta de problemas com ela... eu sei disso, mas não consigo!
Beijos
lelê