terça-feira, 3 de julho de 2012

Relato de um luto


Eu tinha 3 anos quando adotei um pai. Não que eu já não tivesse um, eu tinha, mas por motivos que não cabem ser relatados aqui (e sobre os quais não o julgo ou recrimino), ele estava permanentemente ausente. Então decidi que o meu tio, irmão da minha mãe, seria meu pai. E ele se tornou meu pai. Meus irmãos mais novos me seguiram e, de repente, ele tinha três filhos. E foi PAI.
E é com esse pai que tenho belas lembranças da minha infância. Foi com ele que aprendi a entrar no mar, a acampar, a ter prazer nas coisas simples.
Dele também veio o exemplo: bom pai, bom marido, bom amigo, bom profissional.
Existe um adjetivo que o define: Intenso. Ele era intenso. Vivia tudo intensamente, e chamava todas as atenções para si. Sempre cheio de humor, sempre com um caso interessante, sempre com uma piada.
Ele era riso, música, festa. E era responsabilidade, na mesma medida.
Domingo, cumpri a difícil missão de me despedir deste pai, ao lado dos meus primos-irmãos e daquela que foi sua companheira por trinta anos, sem dúvida, a sua alma gêmea.
E enquanto subíamos, abraçados, a ladeira do cemitério, percebemos que tudo o que ele  mais gostava estava ali: muito verde em volta, uma lua cheia que saía no céu e um passarinho que cantou até que o caixão fosse coberto. Só não combinava com ele aquela tristeza...
Pai, onde quer que você vá estar agora, esteja em paz, certo de que cumpriu muito bem sua missão. Todos nós o carregaremos sempre em nossos corações.
Vá em paz, e obrigada por ter sido meu pai!

10 comentários:

Nathalia disse...

Sandrinha, ainda ontem pensei em você e no email que não tive forças para responder. Apenas rezei por você e por ele naquela ocasião.

Mas, apesar da triteza da perda, essa sensação que você tem de que ele desempenhou maravilhosamente bem a missão dele aqui na Terra vai te ajudar a superar esse momento.

Fica com Deus, Sandrinha, não some daqui não que a gente vai te mimar muito =)

Beijo!

Marly disse...

Sandra,

Sinto muitíssimo a sua perda e como já perdi o meu pai sei bem como isso dói. A sua homenagem resultou simples e linda e é tão bom a gente tomar conhecimento de pessoas que agiram de forma amorosa e solidária neste mundo!
Que Deus receba com alegria o seu pai.

Beijo e boa tarde.

Silvia Vianna disse...

Que linda história Sandra. Muito bom poder escolher aquele que vai ser um pai de fato.
Mas nesse momento, muita força pra ti e toda tua família.
BJINHOOSSS
meularminhadocevida.blogspot.com

Elza Carrara disse...

Nem imagino o tamanho da sua dor Sandra, mas sinta-se abraçada. Que Deus olhe por ele e pela sua família também nessa hora!
Bjs

Renata Rossini disse...

Sinto muito amiga, que Deus conforte o coração de vcs.
E pode ter certeza que ele está olhando por vcs lá de cima.
BJS ♥

Ana Beth Lima disse...

que linda homenagem, acho que el gostaria de ouvir isso. Só nosso Deus para nos consolar de perdas e que ele te abençoe com as suaves consolações do Santo Espiritoe que se estenda pra toda sua famila, sinta-se abraçada

dollystar disse...

Querida Sandrinha, a vida jamais nos prepara para essas partidas. Sei o quanto é difícil esse momento doloroso e certamente um lugar que jamais caberá um substituto...Força querida, prenda-se a tudo o que ele te ensinou, à essência rica que formou teu belo caráter e chore, chore muito mas só de alegrias por ter tido a felicidade de tê-lo como pai, amigo especial, que te ensinou a trilhar pelo caminho do bem.

Bjs e que Deus conforte a todos de sua familia

Dolly

Liliane de Paula disse...

Puxa Sandra, nunca mais tinha vindo aqui e vejo essa estória triste para vc. Apesar de médica não consigo lidar com mortes. Penso que a gente tem que aproveitar, em vida, para demonstrar todo amor que a gente sente. Acho que vc fez isso.

Lia Gloria disse...

Meus sentimentos Sandra.
A sensação de dever cumprido, que fica, quando uma pessoa deste calado se vai, é muito boa. Que a morte não pegou ninguém desprevenido, digo, com arestas a aparar...


Fiquei emocionada...

bjs minha linda.

manfarita disse...

Quero te dizer que entendo bem o seu sentimento! Perdi há 3 meses uma tia que era mãe, amiga e irmã. Minha cúmplice em diversas situações em que não poderia contar com minha mãe de verdade! Sinto muito por vocês. Mas, sempre penso que Deus quer os bons ao seu lado! Estiveram conosco, cumpriram sua missão e foram viver ao lado do Pai, que sabe exatamente do quê nós precisamos. Lembre-se dele sempre com alegria, que ele tinha, e amor. A saudade fica, não tem jeito, mas, que seja boa! Beijos, fique com Deus, porque só ele pode confortá-los nessa hora.
Paula