quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ouro Preto - um passeio pela história

Quando eu era criança ia muito a Ouro Preto. E esse sempre foi um dos meus passeios prediletos, amava visitar o Museu da Inconfidência! Cresci e nunca mais voltei lá. Talvez até pela proximidade... A gente tende a querer viajar sempre para mais longe. Mas me incomodava o fato de não ter levado os meninos para conhecer esse lugar tão rico em história.
Uma das minhas maiores dificuldades está em convencer marido a viajar. Costumo dizer que marido tem cinco metros de raízes no solo de BL, não sai daqui de jeito nenhum. Na nossa última viagem juntos ele simplesmente adoeceu por estar distante daqui, melhorou na volta, durante a viagem, cada km que aproximava ele estava melhor, até que chegou aqui 100%...
E não é que, contrariando todas as nossas expectativas, marido aceita de cara a nossa proposta de passar o dia em Ouro Preto?! Então, corremos para preparar o nosso roteiro, que de tão grande teve que ser revisto, cortado e ainda não deu tempo de ver tudo. Ouro Preto tem muito a oferecer, acho que precisaríamos de uma semana inteira para poder explorar tudo!
Então, vamos às fotos:
O primeiro lugar que fomos foi à Mina do Chico Rei:

 Conta a história que Chico Rei era o rei de sua tribo na África e foi trazido para ser escravo no Brasil. Conseguiu sua alforria e comprou uma mina de ouro, que usou para comprar e alforriar seus antigos súditos.

Alguns documentos expostos mostram o tamanho da mina e como era a vida dos escravos que nela trabalhavam.

Depois da mina...

 ... Museu do Oratório:
Único no mundo, o Museu tem belíssimos oratórios, vindos de todas as partes do país e feitos com os mais diversos tipos de materiais. Destaque para os oratórios de conchas, de uma riqueza de detalhes incrível! Pena não poder tirar fotos...

 Museu Casa dos Contos:
A história do dinheiro do Brasil! Além de ver as moedas antigas, ainda pode bater a sessão nostalgia ao ver as notas de cruzado, cruzeiro... (ai, tô ficando velha!)

E ainda tem a parte da senzala, cheia de objetos de época, mas lá também é proibido fotografar...

Depois do almoço, Museu da Inconfidência:
O ponto principal do passeio. É onde estão os restos mortais e vários objetos dos Inconfidentes.
No segundo andar várias obras de Aleijadinho e de outros mestres.


De volta à Casa dos Contos, fazendo um passeio pelo Horto...

... chega-se à Matriz do Pilar:
A Igreja de Ouro. Em sua construção foram usados 434kg de ouro! Tão surpreendente quanto a riqueza da construção são os detalhes que revelam a vida na sociedade da época.

Os meninos adoraram e marido foi de uma paciência incansável!
(Tenho certeza de que ele preferia outro tipo de passeio...)

Dicas pra quem pretende ir para Ouro Preto:
- Esqueça saltos. Você terá que andar muito, sempre em ladeiras (morro a pique mesmo) com calçamento de pedras.
- Contrate um guia. Em todos os pontos turísticos têm guias disponíveis. Faz toda diferença! Mas se a grana estiver curta, dá pra pegar carona na explicação dada a algum grupo...
- Vá preparado para viver todos os tipos de clima. De manhã, frio intenso, depois uma meia estação, na hora do almoço você já vai sentir calor e, à noite, vai gelar novamente.
- Não confie nos preços divulgados na internet. Estão todos desatualizados.
- Fique tranquilo, há sempre alguém disposto a dar informação, tem lugares ótimos para comer, e segurança ainda não é um problema.

Beijos

5 comentários:

Nathalia disse...

Oi Sandrinha! Como já te disse sou louca para voltar a Ouro Preto. Passei apenas 4 (boas) horinhas na cidade, o suficiente para eu morrer de vontade de passar um mês inteiro lá.

Adorei o passeio, e deu para ver o tamanho do filho mais velho na foto. Menina, você é muito nova para ter um filho desse tamanho! hehehe

Beijo!

Veronica Kraemer disse...

Sandra queridaaaaaaaaaaaa, que paseio mará, hein?
Eu querooooooooo!!!rsrsrsrsrs
Adorei tudo que vc. mostrou, e amei te ver nas fotos, sua linda que mora no meu coração!!!
Te adoroooooooooooooooo muito
Beijosssssssssss
Vero

Míriam Corrêa disse...

Sempre tive vontade de ir lá, agora vendo essas fotos então...
bjs querida

Bibia Bueno disse...

Fui duas vezes, mas quero muito voltar e levar meu marido...

Lets disse...

Não conhepçi mais sei que lá é muito bonito!
Vc postou belas imagens!
Bom final de semana!
Beijos,
Lets